VITAMINA C

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Mais um post sobre vitaminas! Dessa vez vamos falar sobre a Vitamina C!

Todo mundo sabe que o consumo da vitamina C é bom para a prevenção da gripe, mas qual será o motivo?

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater os microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. Aumenta também os níveis de anticorpos no organismo. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

O ideal é que os níveis de vitamina C estejam sempre adequados, assim o sistema imunológico fica fortalecido e os riscos de contrair doenças, como a gripe e o resfriado.

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Ela também evita o envelhecimento da pele, pois é essencial para a produção natural de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele. Além disso, a vitamina C tem ação antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra a degradação de colágeno. Além de ser benéfica para a pele, também proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

Vitamina C para anemia!

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A vitamina C aumenta a biodisponibilidade de ferro não-heme, aquele de origem vegetal, no organismo. O ferro é importante para prevenir a anemia ferroriva que causa um estado de desânimo, lentidão de raciocínio, falta de foco e sonolência acentuada. Em crianças a ausência do nutriente pode causar o retardo do desenvolvimento cognitivo. Tem função antioxidante que age diminuindo o estresse oxidativo.

A falta de vitamina C pode causar ESCORBUTO, o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais presentes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto existem feridas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte.

As fontes de vitamina C são:

  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Kiwi;
  • Brócolis cozido;
  • Morango;
  • Tangerina;
  • Suco de uva;
  • Abacaxi;
  • Couve;

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C:

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A quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios é facilmente atingida ao se alimentar bem, ingerindo frutas e verduras. O organismo tem um limite de absorção desse nutriente. Por isso não adianta exagerar na dose e tomar de uma só vez suplementos que contêm 1 ou 2 gramas de vitamina C.

Porém, há situações em que, junto com uma alimentação rica em hortaliças, a suplementação é indicada, como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.

É o que eu sempre digo aqui no blog, alimente-se bem e o mais natural possível! Por hoje é isso pessoal, tendo dúvidas deixem nos comentários ou entre em contato comigo pelo FALE COMIGO aqui do blog mesmo!

Beijos e até o próximo post ❤

 

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