VITAMINA B

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Continuando nossa série de posts sobre vitaminas, vamos falar um pouquinho hoje sobre a vitamina B, mais conhecida como Vitaminas do complexo B.

São elas:

  1. B1 – Tiamina
  2. B2 – Riboflavina
  3. B3 – Niacina
  4. B5 – Ácido Pantotênico
  5. B6 – Piridoxina
  6. B7 – Biotina
  7. B9 – Ácido fólico
  8. B12- Cobalamina

Essas vitaminas desempenham papéis importantes em nosso organismo, trabalham juntas e nos deixam ligados durante o dia. Cada uma tem seus objetivos específicos, vamos ver quais são?

  1. B1 – Tiamina: Ajuda a produzir células saudáveis, protege o sistema imunológico, auxilia na quebra de carboidratos simples. Pode ser encontrada em cereais integrais, amendoim, feijão, espinafre, couve, melaço e germe de trigo.

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  2. B2 – Riboflavina: É antioxidante e combate aos radicais livres, previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos do sangue, que transporta o oxigênio para todo o nosso corpo. Pode ser encontrada em amêndoas, leite, iogurte, ovos, couve de Bruxelas, espinafre e soja.
  3. B3 – Niacina: Aumenta o HDL (colesterol bom), o alcoolismo tem sido apontado como um facilitador de deficiência de Niacina. Podemos encontra-la em  levedura, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes.
  4. B5 – Ácido Pantotênico: Além de quebrar as gorduras e carboidratos para energia, é responsável pela produção de hormônios relacionados ao estresse e também a testosterona. Estudos mostram que a vitamina B5 também promove a pele saudável com a capacidade de reduzir os sinais de envelhecimento da pele como vermelhidão e manchas. Podemos encontra-la em Abacate, iogurte, ovos, carne e legumes.

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  5. B6 – Piridoxina: Junto com as vitaminas B12 e 9, a B6 ajuda a regular os níveis do aminoácido homocisteína (associado com a doença cardíaca). Também controla os padrões do humor e do sono, pois ajuda o corpo a produzir serotonina, melatonina e norepinefrina. Alguns estudos sugerem que a vitamina B6 pode reduzir a inflamação em pessoas com doenças como artrite reumatóide. Podemos consumi-la a partir de: frango, peru, atum, salmão, lentilhas, sementes de girassol, queijo, arroz e cenouras.
  6. B7 – Biotina: É conhecida como “vitamina da beleza”, ajuda a deixar saudável os cabelos e as unhas. Ela pode ajudar as pessoas com diabetes no controle dos níveis de glicose no sangue. Esta vitamina B é especialmente importante durante a gravidez, porque isso é vital para o crescimento normal do bebê. Encontramos ela em Cevada, fígado, levedura, carne de porco, frango, peixe, batatas, couve-flor, gema de ovo e nozes.
  7. B9 – Ácido fólico:  Estudos sugerem que o folato pode ajudar a manter a depressão na baía de mielina e evitar a perda de memória. Esta vitamina também é importante para as mulheres  grávidas, uma vez que ela suporta o crescimento do bebê e previne alterações neurológicas de nascimento. Encontramos em folhas verdes escuras, aspargos, beterraba, salmão, vegetais de raiz, leite e feijão.

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  8. B12- Cobalamina: Essa vitamina trabalha com a vitamina B9 para produzir células vermelhas no sangue e ajudar o ferro a fazer o seu trabalho: criar a proteína que transporta o oxigênio, a hemogloblina. Encontrada apenas em alimentos de origem animal. Caso você seja vegetariano existe a opção de suplementação dessa vitamina, procure um médico ou nutricionista pra isso. Suas fontes são: peixes, mariscos, produtos lácteos, ovos, carne bovina e suína.

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Dúvidas deixem nos comentários ou me escreva na página de Fale comigo.

Por hoje é isso pessoal, um beijo e até o próximo post.

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