O QUE SÃO SUPER ALIMENTOS? ELES EXISTEM?!!

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Oiiii pessoal!

Hoje trouxe um tema bem interessante para quem se preocupa com a saúde e quer cuidar da alimentação. Vamos falar um pouco sobre os “Super Alimentos”.

Será que eles existem mesmo?

Qual o benefício de cada um deles para serem considerados “Super Alimentos”? 

O termo “SUPER ALIMENTO” não tem um significado científico, mas é um termo muito popular entre pessoas que cuidam da alimentação. Eles são muitas vezes alimentos que já conhecemos, sabemos sua importância, mas não consumimos no dia a dia, passamos a chama-los então de “Super Alimentos” para então passar a consumi-los de forma constante e excessiva.

A melhor definição que podemos dar para um Super Alimento é: um alimento que tem sua densidade nutricional elevada, carregado de vitaminas, minerais e fibra. Ou seja, frutas, verduras, vegetais…

As redes sociais, pessoas influentes e a televisão tentam nos trazer soluções prontas e fáceis para os nossos dias corridos e agitados. Somos bombardeamos com informações de alimentos super saudáveis e que fazem “milagre”.

O milagre sabemos que não existe, mas podemos manter nossa vida equilibrada e nossa alimentação também, leia esse post que fiz a algum tempo falando sobre o “Projeto Verão, o projeto para vida”, nele eu dei algumas dicas de como cuidar da alimentação e da saúde como um todo.

Vamos agora conhecer alguns alimentos considerados como “Super Alimentos”:

Batata doce:

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A batata doce é um alimento muito consumido por pessoas de todas as idades, difícil achar quem não goste. Os benefícios da batata doce são seu alto teor de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva o nível de açúcar no sangue como os carboidratos comuns, além de ser rica em vitamina A e fibras (quando consumida com a casca).

Quinoa:

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Rica em fibras, a Quinoa pode auxiliar no combate ao mal colesterol, além de auxiliar no emagrecimento. É rica em zinco, cálcio e ferro, podendo auxiliar no combate a anemia.

Cacau: 

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Ele contém potássio e cobre, que ajudam no sistema cardiovascular, além de ferro, cálcio e magnésio. No cacau existem polifenóis que podem controlar a pressão sanguínea e aumentam a força do coração. O Magnésio diminui a chance de formação de coágulos sanguíneos que podem levar a ataques cardíacos e derrames.

Aveia:

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A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. As fibras da aveia são solúveis e  merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Estes são apenas alguns dos consideramos Super Alimentos. Prefiro chama-los de alimentos saudáveis. Lembrando que existe a dificuldade em aplicar os resultados destes estudos às dietas realmente praticadas. Isto porque, as condições sob as quais estes alimentos são estudados no laboratório são muito diferentes da forma como os alimentos são normalmente consumidos por nós no dia a dia.

Para garantir uma ingestão nutricional adequada para um bom estado de saúde, deve apostar-se no consumo de uma grande variedade de alimentos nutritivos e não apenas numa mão cheia de alimentos rotulados como “super”. A alimentação deve incluir uma grande variedade de frutas e verduras.

Lembrando que apenas um profissional capacitado pode indicar e orientar o melhor plano alimentar e os melhores alimentos a serem consumidos por você. Por isso, procure um nutricionista.

Dúvidas? deixe nos comentários 😉

Para saber mais acesse: 

http://www.eufic.org/article/pt/artid/The-science-behind-superfoods/

Alguns artigos científicos sobre o tema:

http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0110_oliveira.pdf

http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542013000100006&lng=es&nrm=iso

http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/33986751/rac_86_jul_2012.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1476740904&Signature=Bvo2EDURgFor0wfw0IDOPQnXw7Y%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DDesmistificando_o_Pagamento_por_Servicos.pdf#page=16

 

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