Amamentação

2bd3d1c04d18fb06568a4f056651c60a

Olá pessoal!!

Faz um tempo que não apareço por aqui, mas depois do que está acontecendo por ai, achei melhor comentar o sobre o fato dessa “Campanha de Aleitamento Materno” se é que podemos chamar assim…

Segunda-feira (21/09), a campanha foi lançada em Porto Alegre, pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), levantando polêmica em todo o país.

20150921125019553771i

 

“Seu filho é o que você come”

Será mesmo?

Sabemos que o melhor alimento para o SEU filho é o SEU leite.

Essa campanha infelizmente não alcançou a ideia que pretendia.

De acordo com os criadores da campanha, o objetivo era chocar as mulheres grávidas a cuidarem de sua alimentação durante a gestação e durante os primeiros mil dias do bebê.

Apesar de saber, que no leite materno existem todos os nutrientes necessários para o bebê, a campanha levou muitas pessoas a pensar que pelo fato que não cuidar da alimentação não devem amamentar.

Portanto, antes de mudar de ideia, vamos manter aquela que nosso Ministério da Saúde recomenda, amamentar é a melhor opção para a saúde do seu filho. Veja alguns benefícios da amamentação:

– Mortalidade infantil: o aleitamento materno pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
– Evita diarreia: crianças não amamentadas têm um risco três vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarreia quando comparadas com as amamentadas.
– Evita infecção respiratória: a proteção é maior quando a amamentação é exclusiva nos primeiros seis meses.
– Diminui os riscos de alergia: a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

20150921125014815972o
– Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes: o aleitamento materno apresenta benefícios em longo prazo.
– Reduz a chance de obesidade: indivíduos amamentados tiveram uma chance 22% menor de vir a apresentar sobrepeso/obesidade.
– Melhor nutrição: o leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das crianças.
– Efeito positivo na inteligência: crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas.
– Melhor desenvolvimento da cavidade bucal: o exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.
– Proteção contra câncer de mama: Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.
– Evita nova gravidez: A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto com 98% de eficácia.
– Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho: a amamentação é uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e o bebê e uma oportunidade de a criança aprender muito cedo a se comunicar com afeto e confiança.
– Melhor qualidade de vida: crianças amamentadas adoecem menos.

(FONTE: Ministério da Saúde)

Para maiores informações:

Deixe seu comentário e se inscreva no blog para receber sempre as novidades ;D

Beijos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s