IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÁGUA E FIBRAS

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ÁGUA 

A água é fundamental para manter o nosso corpo hidratado. Ajuda no melhor funcionamento dos órgãos, leva o oxigênio para o pulmão e transporta os nutrientes. Ela também é importante para prevenir problemas como: pedra nos rins, prisão de ventre e desidratação.

A recomendação é ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com o peso, idade e rotina.

Para avaliar se o seu corpoestá recebendo água suficiente, uma dica é observar a urina, se ela estiver muito amarelada e escura, pode ser que o corpo precise de mais água. Quanto mais clara a urina, mais adequada a quantidade de água está sendo ingerida.

FIBRAS

As fibras alimentares são carboidratos que não podem ser digeridos pelo organismo.

Apresentam várias funções, como:

  • Bom funcionamento intestinal
  • Reduz a absorção do açúcar e das gorduras
  • Promovem saciedade
  • Ajudam no emagrecimento

Nos alimentos encontramos dois tipos de fibras:

Fibras Solúveis: são aquelas encontradas nas frutas, verduras e suas cascas.

Fibras insolúveis: encontrada em cereais, grãos, sementes e farelos.

BENEFÍCIOS DAS FIBRAS

  • Aumentam o volume do bolo fecal, tornando a eliminação mais fácil e rápida, melhorando a função intestinal
  • Reduzem o colesterol e previnem doenças do coração
  • Diminuem o risco de câncer de intestino

FIBRAS X ÁGUA

É importante que as fibras sejam consumidas diariamente juntamente com o consumo diário de água, pois os dois trabalham junto dentro do organismo.

 

DICAS PARA MELHORAR SUA INGESTÃO DE FIBRAS:

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  •  Substitua os alimentos brancos (arroz, farinha, pão branco) por alimentos integrais como: arroz integral, pães integrais e biscoitos integrais.
  • Consuma feijão diariamente.
  • Acrescente cereais ricos em fibras na sua alimentação, como: aveia, cevada, farelo de trigo, centeio e semente de linhaça.
  • Consuma mais frutas, ingerindo também suas cascas.
  • Acrescente legumes cozidos no almoço e no jantar.
  • Consuma verduras de folhas, como: alface, agrião, repolho, couve, etc.

Até o próximo post!

Cuidem-se ❤

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